skip to Main Content
(11) 94250-7007 contato@spacotao.com.br
Dieta Equilibrada e Rotina Diária
Alimentação Ayurveda

A dieta ayurvédica é um padrão alimentar que existe há milhares de anos.

É baseado nos princípios da medicina ayurvédica e se concentra em equilibrar diferentes tipos de energia dentro do corpo, melhorando sua saúde.

Ao contrário de muitas outras dietas, a dieta ayurvédica fornece recomendações personalizadas sobre quais alimentos comer e evitar com base no seu tipo de corpo.

Também é popular porque não só promove uma saúde melhor para o seu corpo, mas também para a sua mente.

O que é a dieta ayurvédica?

Ayurveda é uma forma de medicina holística que se concentra em promover o equilíbrio entre o corpo e a mente.

De acordo com o Ayurveda, cinco elementos constituem o universo – vayu (ar), jala (água), akash (espaço), teja (fogo) e prithvi (terra).

Acredita-se que esses elementos formem três doshas diferentes, que são definidos como tipos de energia que circulam dentro do corpo. Cada dosha é responsável por funções fisiológicas específicas.

Por exemplo, o pitta dosha controla a fome, a sede e a temperatura corporal. Enquanto isso, o vata dosha mantém o equilíbrio eletrolítico e o movimento, enquanto o kapha dosha promove a função articular.

A dieta ayurvédica é um componente da Ayurveda e é praticada há milhares de anos. Baseia-se na determinação de seu dosha dominante e na ingestão de alimentos específicos para promover o equilíbrio entre os três doshas.

Como funciona?

A dieta ayurvédica é um tipo de plano alimentar que estabelece diretrizes para quando, como e o que você deve comer com base em seu dosha ou tipo de corpo.

Aqui estão algumas das principais características de cada dosha para ajudá-lo a determinar qual tipo combina melhor com você:

Pitta (fogo + água). Inteligente, trabalhador e decidido. Este dosha geralmente tem uma constituição física mediana, temperamento explosivo e pode sofrer de doenças como indigestão, doenças cardíacas ou hipertensão.

Vata (ar + espaço). Criativo, enérgico e animado. Pessoas com este dosha são geralmente magras, com estrutura leve e podem ter problemas digestivos, fadiga ou ansiedade quando desequilibradas.

Kapha (terra + água).  Naturalmente calmo, com os pés no chão e leal. Aqueles com um dosha kapha geralmente têm uma estrutura mais robusta e podem ter problemas com ganho de peso, asma, depressão ou diabetes.

De acordo com essa dieta, seu dosha determina quais alimentos você deve comer para promover o equilíbrio interior.

Por exemplo, o pitta dosha concentra-se em resfriar, energizar alimentos e limitar temperos, nozes e sementes.

Enquanto isso, o vata dosha favorece alimentos quentes, úmidos e básicos, enquanto restringe frutas secas , ervas amargas e vegetais crus.

Finalmente, o kapha dosha limita os alimentos pesados ​​como nozes, sementes e óleos em favor de frutas, vegetais e legumes.

Carne vermelha, adoçantes artificiais e ingredientes processados ​​são limitados para todos os três doshas. Em vez disso, a dieta ayurvédica incentiva a ingestão de alimentos integrais saudáveis.

Benefícios

Embora a dieta ayurvédica tenha diretrizes específicas para cada dosha, a dieta como um todo incentiva a ingestão de alimentos integrais, como frutas, vegetais, grãos e legumes.

Isso pode ser muito benéfico para a saúde, pois esses alimentos são ricos em muitos nutrientes essenciais.

A dieta também minimiza os alimentos processados, que geralmente carecem de fibras e vitaminas e minerais importantes.

Estudos mostram que comer maiores quantidades de alimentos processados ​​pode estar associado a um maior risco de doenças cardíacas, câncer e até morte 

Assim, a dieta ayurvédica pode ajudar a proteger contra doenças crônicas e promover uma saúde melhor. No entanto, mais estudos são necessários.

Visto que a dieta ayurvédica enfatiza alimentos integrais ricos em nutrientes, ela pode aumentar a perda de peso .

Promove atenção plena
Além dos alimentos que você ingere, a atenção plena é outra parte importante da dieta ayurvédica.

Mindfulness é uma prática que envolve prestar muita atenção em como você se sente no presente.

Em particular, a alimentação consciente enfatiza a minimização das distrações durante as refeições para se concentrar no sabor, na textura e no cheiro da comida.

A alimentação consciente também pode aumentar o autocontrole e promover uma relação saudável com os alimentos.

Entre em contato e agende uma avaliação gratuita

Back To Top